PF investiga compra de ventiladores pulmonares pelo Consórcio Nordeste - INHAMBUPE NOTÍCIAS

Última

terça-feira, 26 de abril de 2022

PF investiga compra de ventiladores pulmonares pelo Consórcio Nordeste


 



Empresa recebeu, mas não entregou nenhum dos 300 aparelhos pagos

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Polícia Federal deflagrou hoje (26) a Operação Cianose, que investiga a contratação de empresa para o fornecimento de 300 ventiladores pulmonares, durante o primeiro pico da pandemia de covid-19 no Brasil, pelo Consórcio Nordeste – integrado por governos de estados dessa Região.

Segundo as investigações, o processo de aquisição desses materiais teve diversas irregularidades, como o pagamento antecipado de seu valor integral, sem que houvesse no contrato qualquer garantia relativa a eventual inadimplência por parte da contratada. Ao fim, nenhum respirador foi entregue.

Na ação, da qual auditores da Controladoria-Geral da União também participaram, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, em quatro diferentes unidades da federação (Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia) todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça.

Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato em detrimento de entidade pública, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro.

Agência Brasil entrou em contato com a assessoria do presidente do Consórcio Nordeste, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e aguarda resposta para complementar a reportagem.

Edição: Denise Griesinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here