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Alimentação Intuitiva: O que é e por que pode funcionar para você

Segure seu suco verde! A alimentação intuitiva contradiz tudo o que aprendemos sobre saúde e perda de peso.

Este mês, milhões de americanos começarão 2020 com uma dieta redefinida. A versão mais saudável – e mais enxuta – de nós mesmos só será alcançada por meio do controle de nossos hábitos alimentares, especialmente em torno de carboidratos e açúcar. Pelo menos, é o que costumamos acreditar.

Mas uma nova abordagem radical da saúde também tem ganhado força. Chama-se comer intuitivamente. Segure seu suco verde! Esta “dieta” contradiz tudo o que aprendemos sobre saúde e perda de peso. É a antítese dos programas de bem-estar, desde a dieta keto ao jejum intermitente.

A alimentação intuitiva sustenta que a melhor dieta é não fazer qualquer dieta. Em vez de regras alimentares rígidas, devemos sintonizar com os nossos desejos naturais de comer o que queremos, quando queremos. Embora pareça uma dieta louca, há indícios de que ela tem seus méritos.

Por um lado, as dietas definitivamente não funcionam: 95% das pessoas que perdem peso numa dieta o recuperam em cinco anos. Um estudo do National Health and Nutrition Examination Survey publicado em novembro de 2019 indicou que, embora mais americanos tenham perdido peso principalmente por meio do controle do consumo de alimentos, os índices de massa corporal e as taxas de obesidade continuam a subir.

Mas os problemas vão além das dietas mais comuns. Perseguir a “dieta perfeita” é, por si só, um potencial risco para a saúde. A dieta “limpa”, por exemplo, enfatiza os alimentos locais, orgânicos, não geneticamente modificados, não processados e à base de plantas. Mas a fixação em abacates, óleo de coco e quinoa, enquanto demoniza os alimentos processados, leva a alimentação saudável a um extremo perigoso.

Como editora de uma revista de comida em meados dos anos 2000, Christy Harrison escreveu sobre o estilo de vida sem glúten e com baixo teor de carboidratos acreditando que estava promovendo escolhas alimentares saudáveis. Mas, em casa, ela se enganava. “Eu comia uma quantidade alta de bolos de arroz para tentar ter a satisfação que teria se me tivesse permitido comer um sanduíche de pão”, disse ela ao HuffPost.

Agora, no comando do popular podcast Food Psych, Harrison está liderando uma contra-revolução contra a cultura da dieta. Seu novo livro, Anti-Diet, é um golpe na indústria da perda de peso – que movimenta US$ 60 mil milhões.

THITAREESARMKASAT VIA GETTY IMAGES

Com base na privação, as dietas não só levam a obsessões alimentares, como também cobram um preço alto. “Você começa a ver que não está realmente tendo o que você quer e está perdendo muitos aspectos importantes de sua vida – seu tempo e dinheiro, seu bem-estar, sua felicidade.”

Segundo Harrison e um coro crescente de profissionais holísticos de saúde, o antídoto é a alimentação intuitiva.

Criado por Evelyn Tribole e Elyse Resch em meados da década de 1990, os 10 princípios da alimentação intuitiva foram concebidos para curar a nossa relação com os alimentos e o nosso corpo. “A viagem para uma alimentação intuitiva é como fazer uma caminhada pelo país”, escrevem os autores em Alimentação Intuitiva. Ao contrário da dieta, o processo é não-linear e personalizado, com um foco não julgador no bem-estar, e não na perda de peso.

O conceito tem repercutido com o movimento de positividade corporal, incluindo o movimento Saúde em Todos os Tamanhos, e ultimamente tem desencadeado uma nova marca de Instagrammers como @erinliveswhole e @olive.eeeats mostrando o estilo de vida anti-dietas.

Mas vamos acender um alerta. Se a alimentação intuitiva é baseada em sugestões de alimentação interna, podemos realmente confiar em nós mesmos?

“Comer é fundamental para a sobrevivência humana”, afirmou a jornalista Virginia Sole-Smith ao HuffPost. A autora de The Eating Instinct encontrou provas convincentes de que todos nascemos com um conjunto de instintos para comer e auto-regulamentar a nossa ingestão alimentar. Até as crianças o fazem. O problema começa quando crescemos numa cultura que substitui o conforto e o prazer em torno da comida por culpa, vergonha e medo. “Estamos convencidos de que comer as coisas erradas nos engorda”, disse ela.

Você pode culpar a indústria da dieta, mas Sole-Smith, juntamente com Harrison, coloca a mesma culpa no movimento alimentar natural. Durante 20 anos, os esforços para denunciar as injustiças ambientais, sociais e raciais no sistema alimentar também demonizaram os alimentos industrializados como “maus” e “sujos”. E se escolhermos comê-los, não somos saudáveis por associação.

Embora viver em de iogurte, chia e de grão-de-bico soe bem, não é sustentável para a maioria das pessoas. “Acho que a pressão para comer o mais limpo, inteiro e natural possível está desgastando as pessoas”, diz Sole-Smith.

Claro, é uma ideia assustadora confiar nos nossos próprios instintos alimentares. Temos medo de perder o controle, mas Sole-Smith acrescenta: “Você não vai querer comer donuts dia sim, dia não porque depois de um tempo seu corpo vai desejar algo diferente.”

Pesquisadora de imagem corporal e comportamento alimentar, Tracy L. Tylka, da Ohio State University, fez estudos em larga escala para avaliar três elementos principais da alimentação intuitiva: comer por razões físicas e não emocionais, permissão incondicional para comer e confiança em sinais de fome e saciedade. Ela conclui que quem come intuitivamente “está consciente e confia nos sinais internos de fome e saciedade do seu corpo e usa estes sinais para determinar quando e quanto comer”.

Pesquisas atuais indicam que as pessoas que adotam essa dieta têm IMCs mais baixos e uma alimentação menos desordenada. Eles também experimentam mais positivismo corporal, auto-compaixão e otimismo, bem como uma maior auto-estima.

Afinal de contas, parece que você não é o que come. Para pessoas como eu, que têm vivido de uma dieta “limpa”, é difícil deixar de lado as ideias de comida boa e má há muito tempo. Mas será que toda a vergonha alimentar beneficiou alguém?

Para todos prontos para uma mudança dramática na próxima década, Sole-Smith oferece um simples desafio anti-dietas: Atreve-te a desfrutar da tua comida.

Ela acrescenta: “Você realmente não pode ter uma relação saudável com a comida se você não pode ter prazer com a comida”.

Este texto foi originalmente publicado no HuffPost US e traduzido do inglês

Da Redação:  Inhambupenoticias,  Falar com Reinaldo Silva Radialista  DRT.8217/BA – whatsApp (71) 9-9912 9161 – (75) 9.8132 7723 
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