Documento sem título
Você está em
Home > Destaques > INHAMBUPE, PREFEITURA REALIZA RODA DE CONVERSA SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

INHAMBUPE, PREFEITURA REALIZA RODA DE CONVERSA SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

A Prefeitura Municipal de Inhambupe, em mais uma ação visando à proteção das mulheres no município, realizou nesta quinta (5), no Clube da Terceira Idade, uma roda de conversa para colocar em pauta a violência obstétrica. O evento é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social (SEMAS), através do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O diálogo fez parte do Roda das Marias, um projeto voltado para as comunidades rurais onde a violência doméstica é colocada em pauta. O objetivo é esclarecer às mulheres como funciona o mecanismo disparador da violência na vida delas, como conta Otília Teles, técnica de referência no atendimento às mulheres em situação de violência. Segundo a professora Ana Dalva, coordenadora do CREAS, o evento teve como público-alvo os funcionários do CREAS e da secretaria de saúde, já que eles podem encontrar na prática profissional as situações debatidas.

Como a violência obstétrica é um termo relativamente novo, apesar do problema causar traumas e sequelas às mulheres há muito tempo, duas enfermeiras do Núcleo Regional de Saúde de Alagoinhas vieram conversar com as profissionais de Inhambupe. Rafaela Barreto e Samanta Andrade contaram que a violência obstétrica é toda e qualquer violência cometida à gestante, em trabalho de parto ou no período pós-parto. A agressão pode ser física, verbal, sexual, psicológica, etc.

É importante lembrar que toda mulher em situação de violência pode ligar para o ‘Ligue 180’. A Central funciona 24 horas, todos os dias da semana, e tem por objetivo receber denúncias, reclamações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher e de orientar as mulheres sobre seus direitos.
Prefeitura de Inhambupe, a gente trabalha, sua vida melhora.

ASCOM
FOTOS: David Gouveia

Da Redação:  Inhambupenoticias,  Falar com Reinaldo Silva Radialista  DRT.8217/BA – whatsApp (71) 9-9912 9161
e-mail:  reinaldosilva95fmalagoinhas@gmail.com  Baixe nosso aplicativo no play store do seu celular 95 FM de Alagoinhas, Ouça Nossa Programação ao Vivo Pelo RadiosNet

Deixe uma resposta

Top