Documento sem título
Você está em
Home > Destaques > Luz do sol destrói coronavírus rapidamente, afirma estudo americano

Luz do sol destrói coronavírus rapidamente, afirma estudo americano

Especialista que as condições do Verão no hemisfério Norte ‘criarão um ambiente com uma transmissão que pode ser reduzida’
POR Estadão Conteúdo

O novo coronavírus é rapidamente destruído pela luz do sol, de acordo com um estudo anunciado por uma autoridade dos Estados Unidos, na quinta-feira (23). O anúncio traz esperança de que a propagação do vírus possa diminuir durante o verão. De acordo com o consultor de ciência e tecnologia do Departamento de Segurança Interna, William Bryan, cientistas do governo descobriram que os raios ultravioletas têm um impacto potente.

“Nossa observação mais impressionante até o momento é o poderoso efeito que a luz solar parece ter sobre a morte do vírus, tanto na superfície quanto no ar”, disse ele durante coletiva de imprensa na Casa Branca. “Vimos um efeito semelhante tanto com a temperatura quanto com a umidade. O aumento de uma ou de outra é geralmente menos favorável ao vírus.”

Em um slide com o resumo dos resultados, Bryan mostrou que a meia-vida do vírus – o tempo necessário para reduzir sua quantidade à metade – foi de 18 horas quando a temperatura estava de 21 ºC a 24 ºC, com uma umidade de 20% em uma superfície não porosa. Isso inclui superfícies como maçanetas e aço inoxidável. Mas a meia-vida caiu para seis horas quando a umidade subiu para 80%; e apenas dois minutos quando a luz solar foi adicionada à equação.

Quando o vírus foi suspenso no ar, em aerossol, a meia-vida foi de uma hora quando a temperatura estava de 21 ºC a 24 ºC, com 20% de umidade. Na presença da luz do sol, o tempo caiu para apenas um minuto e meio.

Bryan concluiu que as condições do Verão “criarão um ambiente com uma transmissão que pode ser reduzida”. No entanto, ele alertou que a propagação reduzida não significa que o patógeno será eliminado completamente e que as medidas de distanciamento social possam ser suspensas.

Da Redação: Inhambupenoticias Falar com Reinaldo Silva Radialista DRT.8217/BA – whatsApp (71) 9-9912 9161 – (75) 9.8132 7723 e-mail: reinaldosilva95fmalagoinhas@gmail.com Inscrevam-se Canal YouTube Reinaldo silva radialista. Ouça de segunda a sexta das 12h às 14h programa impacto da notícia pela Rádio 95,7 FM de Alagoinhas. Ligue e participe ao vivo 75 3033 0957 – Whatsapp 75 9.9960 0957  Baixe nosso aplicativo no play store do seu celular 95 FM de Alagoinhas, Ouça Nossa Programação ao Vivo Pelo RadiosNet

Deixe uma resposta

Top