Documento sem título
Você está em
Home > Destaques > Nota de repúdio ao ato de intolerância religiosa contra o Terreiro Ilê Asé Oyá L’adê Inan

Nota de repúdio ao ato de intolerância religiosa contra o Terreiro Ilê Asé Oyá L’adê Inan

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas repudia veementemente as manifestações de intolerância religiosa cometidas recentemente no município. Na noite desta segunda-feira(27), um grupo de cerca de 30 pessoas se posicionou em frente ao terreiro Ilê Asé Oyá L’adê Inan, localizado no Bairro Santa Terezinha, para desqualificar e desrespeitar as religiões de matriz africana, associando-as a imagens demoníacas, proferindo frases como ‘Satanás vai morrer’ e ‘Vamos invocar Jesus para fechar a casa de Satanás’.




As agressões contra Mãe Rosa de Oyá, sua família e demais membros do terreiro ocorreram tão somente porque estes integram uma comunidade que segue as tradições do Candomblé, distorcendo a importância histórica e cultural das religiosidades negras, dos Babalorixás e Ialorixás, os quais são considerados guardiões e guardiãs da memória de povos africanos escravizados no Brasil. Além disso, estes tipos de manifestações tentam impor uma visão errônea de que a religião dos orixás é falsa, satânica, difundindo, portanto, uma postura intolerante e discriminatória, o que é inadmissível.

A Secretaria de Assistência Social , por meio da Diretoria de Reparação Racial e do Conselho Municipal de Desenvolvimento da Comunidade Negra Afrodescendente, e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo(SECET), por meio da Câmara de Culturas Populares e Identitárias do Conselho de Política Cultural, informam à população que estão acompanhando o caso desde o início, e que envidarão esforços para que sejam investigados todos os fatos dessa e de outras agressões sofridas por estas comunidades.
Inhambupenoticias: Falar com Reinaldo Silva Radialista – whatsApp (71) 9-9912 9161
E-MAIL: inhambupenoticias1967@gmail.com Baixe nosso aplicativo no play store do seu celular 95, FM de Alagoinhas, Ouro Negro FM 100,5 de Catu Ba. Baixe Agora No Play store do seu Celular, Ouça Nossa Programação ao Vivo Pelo RadiosNet

Deixe uma resposta

Top