Documento sem título
Você está em
Home > Destaques > Novembro Negro: escolas municipais promovem ação institucional “Mosaico Vivo: revelando os saberes da comunidade”

Novembro Negro: escolas municipais promovem ação institucional “Mosaico Vivo: revelando os saberes da comunidade”

No distrito de Boa União, a Escola Municipal Miguel Santos Fontes se uniu às escolas Carlos Gomes, Dom Avelar Brandão Vilela, Maria Quitéria, à comunidade e a grupos culturais para uma ação institucional, na manhã desta terça-feira (19). Na ação, intitulada “Mosaico Vivo: revelando os saberes da comunidade”, os alunos chamaram a atenção para a afirmação da identidade negra, com apresentações sobre ancestralidade, cultura, resistência dos povos e comunidades tradicionais e diversidade.

Em forma de mosaico, os saberes ancestrais da comunidade foram se configurando, ora representados por exposições, ora por apresentações, danças, explanações e oficinas.

“A ação se insere na proposta pedagógica da Secretaria Municipal de Educação que, este ano, está relacionada à temática ‘Cirandando pelo currículo: saberes e práticas humanizadoras’. A intenção é que, a partir de manifestações da cultura, da culinária, da produção artística local e das histórias da comunidade, os alunos possam discutir identidade, representatividade, literatura, ampliando e fortalecendo o debate e os atores sociais locais”, pontuou a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Suyane Cristina.

As referências vieram de diversas áreas e, no Mercado Municipal do distrito de Boa União, os alunos organizaram estandes sobre chás e ervas tradicionais, exposições e apresentações culturais envolvendo arte, música, dança, poesia e artesanato.

A Secretaria Municipal de Educação ressaltou que a ação institucional promove não apenas a socialização, o compartilhamento de experiências e o aprendizado, mas também a vivência, na prática, de saberes ancestrais, favorecendo espaços de diálogo e construção coletiva. Ainda de acordo com a SEDUC, a atividade, que finaliza o projeto pedagógico deste ano, não é isolada; novas propostas devem ser geradas a partir dos encaminhamentos e reflexões apresentados.

Confira as fotos:

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca

Da Redação:  Inhambupenoticias,  Falar com Reinaldo Silva Radialista DRT.8217/BA – whatsApp (71) 9-9912 9161
e-mail:  reinaldosilva95fmalagoinhas@gmail.com  Baixe nosso aplicativo no play store do seu celular 95 FM de Alagoinhas, Ouça Nossa Programação ao Vivo Pelo RadiosNet

Deixe uma resposta

Top