Documento sem título
Você está em
Home > Destaques > Prefeitura promove 3ª edição do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade na próxima semana; inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira

Prefeitura promove 3ª edição do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade na próxima semana; inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira

O Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade chega à 3ª edição, na próxima semana, com uma programação que suscita, no interior baiano, reflexões sobre responsabilidade ambiental, mudanças climáticas, gestão sustentável e preservação.

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA), tem como foco provocar discussões, incitar ao debate, possibilitar o compartilhamento de informações e pautar ações que visem à melhoria da qualidade de vida através da conscientização e de investimentos em projetos sustentáveis.

“A intenção é disseminar conhecimento, possibilitar a troca, promover discussões, sensibilizar a população sobre temas de alcance não apenas municipal, mas estadual e nacional no que se refere ao meio ambiente. No último mês, a capital baiana sediou um grande evento de referência, a Semana do Clima, em que foram discutidas mudanças climáticas, aquecimento global, impactos gerados pelos sistemas de produção. Aqui em Alagoinhas, vamos iniciar o Fórum com a participação da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, de Salvador, justamente porque acreditamos que começar falando sobre os projetos que estão dando certo e sobre ações exitosas que podem ser incorporadas à realidade do município é uma forma de trazer encaminhamentos positivos e de gerar ações de ordem prática”, afirmou a engenheira ambiental da SEDEA, Laís Secundino de Souza.

Foto: Roberto Fonseca

Segundo ela, também estão previstos, no Fórum deste ano, debates sobre temas como “Tecnologia Limpa”, “Agroclimatologia e adubação”, “Gestão Organizacional e Sustentável”, além de ponderações sobre fontes renováveis de energia, recuperação de áreas degradadas e preservação ambiental.

O Fórum é um desdobramento do Encontro de Meio Ambiente de Alagoinhas (EMA), do Programa de Educação Ambiental da Prefeitura, com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e acontece de 16 a 18 de setembro, no Centro de Cultura.

 

Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, José Edésio Cardoso, que desde 2017 ressalta a importância do evento, em Alagoinhas, o interesse do município por avanços nas questões ambientais não é circunstancial. As discussões do Fórum em 2018 incitaram a um movimento da secretaria pelo plantio de mudas com foco na recuperação de áreas degradadas e na conservação de áreas verdes que, em 2019, rendeu desdobramentos positivos em projetos de educação ambiental junto a escolas municipais.

Foto: Roberto Fonseca

Em novembro do ano passado, o programa Alagoinhas 3+, idealizado pela SEDEA, foi destaque no maior encontro sobre Arboricultura e Meio Ambiente do Nordeste e, em maio deste ano, a experiência de Alagoinhas com o projeto “Floresta Escola” foi apresentada em um encontro na Universidade Federal de Santa Catarina.

Foto: Roberto Fonseca

“Tudo isso está interligado. As provocações e reflexões que surgem através de discussões propostas no Fórum, por exemplo, geram práticas profícuas na nossa cidade. Em contato com o que de mais atual se discute, hoje, em termos de sustentabilidade, conseguimos não apenas aprender, mas contribuir na luta contra a depredação do meio ambiente, cientes de que a mudança começa localmente”, salientou José Edésio Cardoso.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente informou que qualquer cidadão interessado pode participar do evento, mediante doação de 1kg de ração para cães ou gatos. As inscrições devem ser realizadas até sexta-feira (13), na sede da SEDEA, localizada na Rua Soror Joana Angélica, s/n, no centro de Alagoinhas. As vagas são limitadas.

Confira a programação completa através do link: https://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-3-forum-de-meio-ambiente-e-sustentabilidade/.

Da Redação:  Inhambupenoticias,  Falar com Reinaldo Silva Radialista DRT.8217/BA – whatsApp (71) 9-9912 9161
e-mail: reinaldosilva95fmalagoinhas@gmail.com. Baixe nosso aplicativo no play store do seu celular 95 FM de Alagoinhas, Baixe Agora No Play store do seu Celular, Ouça Nossa Programação ao Vivo Pelo RadiosNet

Deixe uma resposta

Top