Documento sem título
Você está em
Home > Destaques > UPA é inaugurada em Alagoinhas; a cidade conta agora com uma unidade de referência para pacientes com COVID-19

UPA é inaugurada em Alagoinhas; a cidade conta agora com uma unidade de referência para pacientes com COVID-19

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas é o maior equipamento de saúde já entregue pelo poder público municipal na história da cidade. (Foto: Roberto Fonseca)

A UPA de Santa Terezinha – aguardada há cerca de 12 anos, pela população de Alagoinhas – foi inaugurada nesta quarta-feira (29), com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, e funciona, a partir de agora, como mais um equipamento de saúde pública para o enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Com a iniciativa, além de atender a uma solicitação antiga da comunidade, tirando do papel uma obra iniciada em 2012 e nunca antes finalizada, o poder público municipal reforça a rede de cuidados, amplia as estratégias na luta contra o coronavírus e qualifica os atendimentos à população.

Para concretizar a obra e compor uma rede efetiva e estruturada, em conjunto com a Atenção Básica, a Atenção Hospitalar, a Atenção Domiciliar e o Serviço Móvel de Urgência, a Prefeitura entrou com uma contrapartida de recursos próprios e realizou uma readequação completa de instalações. Aproximadamente 1,4 milhão foram investidos na unidade, entre repasses do Governo Federal e contrapartida municipal. A Secretaria de Saúde (SESAU) informou ainda que, para equipar a UPA, também foram investidas verbas do próprio município, além de recursos provenientes de emendas parlamentares e do apoio do Governo do Estado da Bahia, que realizou a doação de alguns desses itens à unidade.

A unidade foi completamente equipada para atender aos pacientes da COVID-19 (Foto: Roberto Fonseca)

“É pelo impacto que causam diretamente na vida de quem mais precisa que as ações devem ser medidas. O sucesso de inaugurarmos um equipamento desta natureza está, antes de qualquer coisa, na sua capacidade de transformar a vida das pessoas. Como médico e profissional de saúde, antes de tudo, sei o avanço que essa UPA significa para o atendimento ao nosso cidadão”, salientou o prefeito Joaquim Neto. De acordo com ele, a UPA já vinha sendo preparada pelas equipes, com operações na rede elétrica, reestruturação das salas e instalações, para a entrega à comunidade. “Diante da pandemia, sentimos que era necessário lançar mão de estratégias e, por isso, a UPA de Santa Terezinha inicia o funcionamento exclusivamente voltada a pacientes com sintomas de coronavírus”, acrescentou o Chefe do Executivo Municipal, que comemorou a data de aniversário entregando, à população, as instalações completamente equipadas que servirão como referência para atendimento a pacientes da COVID-19.

Cumprindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e as recomendações dos órgãos nacionais, a Prefeitura não realizou ato ou evento presencial, e a inauguração foi transmitida ao vivo pela página oficial no Facebook.

A UPA foi inaugurada em ato simbólico, com transmissão ao vivo pelo Facebook, e sem evento aberto ao público, em decorrência da pandemia (Foto: Roberto Fonseca)

Enfrentamento ao coronavírus
A secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, ressaltou que a inauguração faz parte da união de esforços da gestão municipal para assegurar o atendimento de qualidade ao cidadão. Maior equipamento de saúde já entregue pelo poder público municipal, na história da cidade, a UPA é uma conquista da população de Alagoinhas e funciona, já a partir desta semana, equipada com 6 respiradores – 2 deles doados à cidade pela empresa Bracell, 2 adquiridos pelo próprio município e outros 2 encaminhados via governo estadual . O intuito é que, na Unidade de Pronto Atendimento de Santa Terezinha, os profissionais de saúde, devidamente paramentados, realizem o manejo clínico de pacientes, a estabilização e também a regulação para unidades de referência secundária e terciária da COVID-19.

Estrutura
A Unidade de Pronto Atendimento inaugurada conta com 2 leitos de urgência, 6 de observação adulto, 2 de observação pediátrica e 2 de isolamento, e dispõe de uma estrutura completa equipada com aspiradores cirúrgicos, macas, eletrocardiógrafo, negatoscópio para Raio X, 6 respiradores e monitores multiparâmetro para o acompanhamento de pacientes.

A UPA de Santa Terezinha contará com 2 ambulâncias – uma delas com suporte avançado – para o transporte de pacientes (Foto: Roberto Fonseca)

A gestão municipal investiu também para assegurar o transporte de pacientes em situações de gravidade, e a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) comunicou que, além da ambulância tipo A, a UPA de Santa Terezinha abrigará ainda uma ambulância tipo D, com suporte avançado para transferência de pacientes graves.

O município vai arcar também, inicialmente, com grande parte do custeio da unidade, e contará com o apoio do Governo do Estado, que, neste primeiro momento, contribuirá com pouco menos de 35% de contrapartida. A previsão é de que os profissionais que trabalharão no local contem ainda com uma cabine de desinfecção, passando por um processo de nebulização com solução de hipoclorito na saída, para evitar a contaminação, frente à pandemia. A cabine, que já se encontra na UPA, está em fase de avaliação técnica para que possa ser utilizada.

Da Redação: Inhambupenoticias Falar com Reinaldo Silva Radialista DRT.8217/BA – whatsApp (71) 9-9912 9161 – (75) 9.8132 7723 e-mail: reinaldosilva95fmalagoinhas@gmail.com Inscrevam-se Canal YouTube Reinaldo silva radialista. Ouça de segunda a sexta das 12h às 14h programa impacto da notícia pela Rádio 95,7 FM de Alagoinhas. Ligue e participe ao vivo 75 3033 0957 – Whatsapp 75 9.9960 0957  Baixe nosso aplicativo no play store do seu celular 95 FM de Alagoinhas, Ouça Nossa Programação ao Vivo Pelo RadiosNet

 

 

Deixe uma resposta

Top