Documento sem título
Você está em
Home > Bahia > Sesau monitora caso suspeito de meningite em Alagoinhas, e hospital confirma meningoencefalite

Sesau monitora caso suspeito de meningite em Alagoinhas, e hospital confirma meningoencefalite

A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinhas está monitorando o caso suspeito de meningite no município, e que pode ter sido o que vitimou o servidor Mauro Bittencourt, de 33 anos, na madrugada de hoje (5). Agora à noite, o secretário Rodrigo Matos recebeu um comunicado da Sesab dando conta de que o jovem foi acometido por uma meningoencefalite viral.

Segundo o secretário Rodrigo Matos, a Sesau já mobilizou o setor de vigilância epidemiológica e toda a sua equipe está acompanhando junto ao Hospital Português e à Sesab, no Estado. Alagoinhas já teve, há 15 anos atrás, um surto de meningite bacteriana que vitimou duas crianças. No litoral, em Porto de Sauípe, em 2012, a rede hoteleira ficou de quarentena quando três pessoas morreram vítimas dos mesmos sintomas.

Mauro Bitencourt estava chegando em Subaúma, Litoral Norte, na sexta-feira, 30, onde frequentava, quando sentiu fortes dores de cabeça. Os amigos e parentes que o acompanhavam o levaram para o Hospital Português, que fez todos os exames e procedimentos comuns ao caso, mas não conseguiu salvá-lo. Para a realização do diagnóstico dessa doença é fundamental a análise do líquido cefalorraquidiano para identificar micro-organismos patogênicos.

O corpo de Mauro Bitencourt foi sepultado hoje à tarde em Alagoinhas sob forte emoção. Era uma pessoa amiga, alegre e festiva, disse um dos amigos.

O QUE É MENINGITE?

A meningite é uma inflamação das meninges, um tecido que reveste o cérebro e toda a medula espinhal. Existem 2 tipos de meningite, são eles a meningite viral e a meningite bacteriana.

A meningite viral, que acometeu Mauro Bitencourt, é causada por vírus que costumam se manifestar no verão e afetar principalmente jovens a partir dos 15 anos de idade. Esse tipo de meningite é menos grave, e desenvolve sintomas parecidos com os da gripe como febre, mal estar e dores no corpo, sintomas que se tratados corretamente podem desaparecer em 10 dias. A transmissão é feita através do contato direto com secreções de pessoas infectadas.

A meningite bacteriana é geralmente causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Este é um tipo de meningite mais grave e se não for diagnosticada de forma precoce pode levar a morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais, por exemplo.

Essas bactérias penetram no organismo através das vias respiratórias e acabam infectando o cérebro. Indivíduos com meningite bacteriana devem ser tratados com antibióticos específicos em um ambiente hospitalar. fONTE: Mais saúde.

TEXTO: Vanderley Soares

Deixe uma resposta

Top