Documento sem título
Você está em
Home > Destaques > Itamaraty informa que 10 crianças brasileiras ainda estão separadas dos pais nos EUA

Itamaraty informa que 10 crianças brasileiras ainda estão separadas dos pais nos EUA

Foto: Reprodução / TV Globo
O Itamaraty informou nesta quinta-feira (26) que 10 crianças brasileiras que foram separadas de seus pais ao entrarem ilegalmente nos Estados Unidos continuam em abrigos. Quatro deles estão em Chicago e seis, em Houston.

Outros 39 menores brasileiros que estavam em centros norte-americanos foram reunidos com os pais ou responsáveis nas últimas duas semanas, segundo nota do órgão. O Itamaraty explicou ainda que há “vários outros” processos administrativos de reunificação familiar em fase final, acompanhados por consulados brasileiros.




O governo ressaltou, em nota, que “tem feito chegar ao governo norte-americano, em diferentes momentos, seu firme desagrado com uma prática que considera cruel e em franca violação de instrumentos internacionais de proteção aos direitos das crianças”. Acrescenta ainda que a maioria das famílias afetadas tem interesse em permanecer nos EUA.
O governo norte-americano começou a separar, em abril deste ano, famílias que entravam ilegalmente no país pela fronteira com o México. Os adultos foram levados para prisões, enquanto as crianças foram deixadas em abrigos. Devido à polêmica gerada, o presidente Donald Trump assinou, em junho, uma ordem para acabar com a separação das famílias.

Deixe uma resposta

Top