Documento sem título
Você está em
Home > Destaques > Lula não é um preso político, é um político preso, diz FHC

Lula não é um preso político, é um político preso, diz FHC

O ex-presidente da República pelo PSDB, Fernando Henrique Cardoso, afirma que o também ex-presidente Lula não é um preso político, como argumentam petistas e aliados esquerdistas.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o tucano considera que o petista “tem um peso simbólico” por ter sido líder sindical e ter criado um partido. “Ele não está sendo processado pelo que fez politicamente. O PT está dizendo: é um preso político. Não é. É um político preso. A narrativa do PT é de preso político”, disse.




“Se fosse, eu estaria protestando. É preso por outras razões. Você pode dizer: decisão não foi correta. Apela. A condição (de preso) vai pesar contra (no processo eleitoral), com o passar do tempo. Aí na campanha os partidos vão transformar um fato numa versão. Na política, não adianta eu ter razão, adianta ter capacidade de convencer, explicar. Melhor que não tivesse acontecido, mas aconteceu, e agora vamos ter que explicar à população”, sugeriu.

De acordo com Fernando Henrique Cardoso, a força simbólica de Lula não é sobre o que ele faz e diz, mas sobre o que ele fez. “E foi capaz de, ao fazer, cantar, cacarejar. Um dos defeitos do PSDB e meu é cacarejar pouco sobre o que se fez, quando se fazia. O Lula tem a virtude de que ele cacareja: eu fiz, eu fiz, agora sou ideia. A ideia pode ser boa ou pode ser má, não sei (risos). Mas foi uma boa sacada”, elogiou.

Deixe uma resposta

Top