Por: Vanderley Soares
Fonte: Vanderley Soares
Nascida no campo e criada à base de alimentos ricos em proteínas e carboidratos, dona Maria da Anunciação Carvalho completou no último mês de março 118 anos, sendo atualmente a mulher mais velha do Brasil.
Ela nasceu na zona rural da cidade de Alagoinhas, a 118 Km de Salvador, em 25 de março de 1906, e ainda possui a certidão de nascimento que comprova local, dia e horário de nascimento. Sua identidade está legível e mostra que não foi alfabetizada.
O Portal Gazeta dos Municípios conseguiu reunir as cinco gerações de dona Maria da Anunciação, cuja idade e estado de saúde não lhe permite lucidez e, portanto, o que registramos aqui foi contado pelos filhos, três dos quais presentes à essa entrevista, ao lado de 25 netos, vários bisnetos e tataranetos.
O encontro foi na casa de dona Maria, no Alto Sagrado Coração de Jesus, na periferia de Alagoinhas, local conhecido como Alto da Coruja. Os filhos contam que esse apelido da comunidade foi ela quem deu.
Numa cadeira de rodas, mas ainda com resquícios de lucidez, dona Maria da Anunciação, ex-frequentadora da igreja Universal, conversou com nossa reportagem após os filhos falarem pra ela que o pastor da igreja estava ali pra conversar com ela. “Quem é o pastor que está aqui”? Perguntou dona Maria. E a neta Edinete Anunciação disse que era Vanderley Soares, apenas pra fazê-la falar um pouco.
Bastante emotiva, dona Maria da Anunciação ficou espantada com o volume de filhos, netos, bisnetos e tataranetos ao seu redor. Uma das filhas falou que ela estava imaginando que fosse uma festa da igreja ou coisa parecida.
Dona Maria Anunciação nasceu na comunidade do Espinho, próximo ao distrito de Boa União. Aos 14 anos passou a conviver com Carminho Machado, que tinha 20 anos de idade à época, com quem se apaixonou. Viveram mais de 40 anos juntos e desse amor tiveram cinco filhos. Três dos filhos de dona Maria estavam presentes. Brasilina da Anunciação, de 79 anos, Roque da Anunciação Machado, de 76 anos e José da Anunciação Machado.
Netos, bisnetos e tataranetos somam dezenas. Muitos deles, presentes, moram em Alagoinhas, mas outros parentes mais próximos já se mudaram da cidade e constituíram família e vem visitar dona Maria da Anunciação sempre que podem.
O segredo da longevidade de dona Maria da Anunciação está na alimentação. O filho Julho é quem cuida dela e de sua alimentação. Ela não abre mão de feijão, farinha e arroz, mas tem que ser preparado por Julho. Quando uma outra pessoa prepara sua alimentação ela imediatamente retruca: Julho, veja essa comida aí se não tem bozó? Julho diz que não e ela come.
Como viveu durante muitos anos na zona rural, levando uma vida simples e com alimentos naturais, longe de agrotóxicos e poluição, dona Maria tem as doenças que são comuns à idade como hipertensão. Toma com regularidade seus medicamentos e dorme a maioria do tempo numa cama simples. Quando acorda vai para uma cadeira de rodas e toma um ar fresco na varanda da casa, que fica no alto e que recebe um pouco de sol na manhã e uma brisa à tarde.
Pequena agricultora, dona Maria da Anunciação criou seus cinco filhos à base do que plantava. A mandioca era a matéria-prima para a produção de farinha, de onde ainda produzia beijus e tapiocas.
Aposentada por idade desde os 65 anos, dona Maria da Anunciação tem dois anos a mais do que a segunda mulher mais velha do Brasil. Dona Maria da Anunciação deve ser eleita a mulher mais velha do mundo. A japonesa Tomiko Itooka, de 116 anos, tem dois anos a menos que a alagoinhense, e foi reconhecida pelo Guiness Book como a mulher mais velha do mundo. Agora, dona Maria da Anunciação pode ser reconhecida como a mulher mais velha do Brasil e do mundo, pois tem documentação que comprova a sua idade com clareza e registros em cartórios.
Sua história é fascinante:
Vida e Família
1. Nasceu em 25 de março de 1906, na zona rural de Alagoinhas, Bahia.
2. Cinco filhos, 25 netos, 18 bisnetos e 11 tataranetos.
3. Criada à base de alimentos ricos em proteínas e carboidratos.
Saúde e Longevidade
1. Estado de saúde estável.
2. Não possui lucidez devido à idade avançada.
Registros e Documentos
1. Possui certidão de nascimento original.
2. Identidade legível, apesar de não ter sido alfabetizada.
Legado
1. Inspiradora para gerações.
2. Exemplo de resiliência e força.
3. Patrimônio vivo da história de Alagoinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário