Ozempic: saiba quais são os riscos do uso do medicamento para idosos - INHAMBUPE NOTÍCIAS

Última

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Ozempic: saiba quais são os riscos do uso do medicamento para idosos

 

Por Dani Blum, The New York Times



O medicamento Ozempic Joel Saget/Getty Images/AFP

Existem poucas constantes no mundo da perda de peso, mas um conceito se mantém: não importa como você perde peso, por meio de alimentação restritiva, cirurgia bariátrica ou a nova classe de medicamentos injetáveis ​​como Ozempic e Wegovy, você provavelmente também está perdendo músculos.

 
 

Isso é uma preocupação particularmente maior para os adultos mais velhos, dizem os especialistas em medicina da obesidade. Quanto mais músculos alguém com mais de 65 anos perde, maior o risco de se tornar frágil ou sofrer uma fratura ou queda (o que pode ser fatal em adultos mais velhos). É crucial que os idosos mantenham a massa muscular para que possam permanecer móveis e independentes.

A massa muscular diminui naturalmente com a idade. Um homem de 70 anos, por exemplo, provavelmente terá menos músculos e mais gordura do que um homem de 30 anos com o mesmo índice de massa corporal, como explica Scott Hagan, professor assistente de medicina da Universidade de Washington que estudou a obesidade. Quando as pessoas perdem grandes quantidades de peso em um curto espaço de tempo, como ao tomar uma droga como Ozempic, a perda de massa muscular pode ser drástica, com ramificações gritantes para a saúde.

— Atualmente, sabemos muito pouco sobre como os adultos mais velhos, em particular, se saem com esses medicamentos — diz Janice Jin Hwang, chefe da divisão de endocrinologia e metabolismo da Escola de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA.

Ensaios clínicos sobre a semaglutida, o ingrediente ativo do Ozempic e do Wegovy, geralmente envolvem pessoas na faixa dos 40 e 50 anos.

— Tenho preocupações sobre os médicos que prescrevem esses tipos de medicamentos para alguém de 75 anos apenas porque seu IMC é 40 — acrescenta o professor Hagan.

Os riscos incluem problemas estomacais e ossos quebradiços

Em ensaios clínicos de semaglutida, (vendida com o nome comercial de Ozempic), pessoas com 65 anos ou mais eram mais propensas a apresentar efeitos colaterais gastrointestinais, como náuseas e vômitos, do que pessoas mais jovens. Eles também eram mais propensos a parar de tomar os medicamentos por conta dos efeitos colaterais em geral.

Um feito colateral comum desses medicamentos é a fadiga, e ela pode ser ainda mais pronunciada em adultos mais velhos. Para o professor Hagan, especialista em obesidade, isso pode ser o resultado de não comer o suficiente durante o uso dos medicamentos, mas quando as pessoas perdem uma grande quantidade de peso, sua pressão arterial também pode cair, o que pode deixá-las tontas e cansadas.

hipertensão arterial é comum em adultos mais velhos, mas eles também são suscetíveis à hipotensão ortostática, uma queda repentina da pressão arterial ao se levantar da posição sentada ou deitada. A perda de peso que acompanha esses medicamentos pode exacerbar a pressão arterial baixa e tornar mais pronunciados sintomas como sensação de desmaio ou tontura.

— As pessoas que já têm ou estão predispostas à osteoporose, que afeta quase 20% das mulheres com 50 anos ou mais nos Estados Unidos, precisam ter cuidado com esses medicamentos, porque a rápida perda de peso pode tornar seus ossos menos densos — alerta o professor Hagan.

Nossos ossos estão mudando quase constantemente, e a perda de peso reduz a força mecânica que colocamos em nossos ossos, o que pode levar à perda óssea em algumas pessoas. A perda de peso também pode prejudicar a ingestão e absorção de cálcio.

Reduzir a massa muscular significa que os adultos mais velhos também podem perder força e resistência, frisa Andrew Kraftson, professor clínico associado da Universidade de Michigan, nos EUA. Isso pode tornar mais difícil carregar mantimentos ou subir escadas, por exemplo.

— A imagem da fragilidade seria alguém com osteoporose, sujeito a quedas, com fraturas, incapaz de fazer muitas de suas atividades. Estamos tentando não fazer isso — diz o especialista.

Como os idosos podem se proteger contra a perda muscular

Para quem toma esses medicamentos, mas especialmente para adultos mais velhos, é fundamental praticar regularmente exercícios de treinamento de força, como levantar pesos, e consumir proteína suficiente para proteger contra o encolhimento muscular.

O professor Andrew normalmente recomenda que os pacientes que tomam um medicamento como Wegovy ou Ozempic obtenham pelo menos 100 gramas de proteína por dia - o que pode ser um desafio, ele admitiu, porque os medicamentos suprimem o apetite . Os médicos também podem prescrever doses mais baixas do medicamento para adultos com mais de 60 anos, para minimizar os efeitos colaterais e retardar a perda de peso.

— As pessoas devem reorientar suas expectativas e não tentar chegar ao peso corporal que tinham quando tinham 18 anos. Toda semana, porém, os pacientes dizem que querem exatamente isso, independentemente da idade — salienta o professor Kraftson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here