O curso, realizado por meio do programa Bahia Sem Fogo, será ministrado nos municípios de Andaraí e Piatã
Foto: Acervo Bracell
Em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a brigada de incêndio da Bracell realizará a capacitação de 50 voluntários interessados em atuar no combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina. O curso de formação para brigadistas, oferecido por meio do programa Bahia Sem Fogo, ocorrerá nas cidades de Andaraí, nos dias 26 e 27 de novembro, e Piatã, no período de 28 a 29 do mesmo mês.
Durante os quatro dias, as equipes da Bracell e do Bahia Sem Fogo apresentarão conteúdo teórico e prático de combate a incêndios florestais. “No primeiro momento, os voluntários terão acesso a aspectos técnicos que irão desde instruções teóricas relacionadas ao ambiente de floresta à maneira como fazer a aproximação nas áreas de incêndio, além de entender a legislação ambiental”, explica Douglas Pithon, gerente sênior de Segurança Patrimonial da Bracell.
Na parte prática, os voluntários serão instruídos sobre como se aproximar do fogo e fazer o primeiro combate, utilizando materiais simples, como enxada, abafador e mochila costal. “Acreditamos que a primeira intervenção nos focos de incêndio é fundamental para que o fogo não se alastre, minimizando os impactos ao meio ambiente”, informa.
Ainda durante a formação, a equipe da Bracell fará abordagens sobre o uso de drones termais como tecnologia inovadora no combate a incêndios florestais. O equipamento permite detectar pontos de calor na vegetação, auxiliando nas estratégias de combate. “A Bracell vem se destacando na adoção de tecnologias para monitoramento e combate a incêndios florestais, resultando em uma significativa redução dos focos e otimização no uso dos recursos”, acrescenta Josemar de Jesus Santos, supervisor da Brigada de Incêndio da Bracell.
De acordo com ele, o compartilhamento de tecnologia com a equipe da Sema/Inema “reflete o compromisso com a proteção ambiental e com a segurança das operações de combate, já que a tecnologia potencializa a eficiência potencializa a eficiência e eficácia das ações, podendo ser usada em todas as fases da atividade, desde a detecção até a mobilização, reconhecimento e posicionamento de equipes no terreno”.
Amigos da Floresta
Pithon destaca que a Bracell tem expertise na formação de moradores para o combate a incêndio florestal por meio do programa “Amigos da Floresta”. Criada em 2016, a iniciativa, realizada nas áreas de influência da empresa, atua na conscientização e capacitação da população no combate às chamas, assim como ajuda na prevenção e controle de desmatamento ilegal e caça e captura de animais silvestres.
“Capacitar as pessoas da comunidade para participar de uma brigada voluntária de incêndio florestal é muito importante, principalmente na área da Chapada Diamantina que sofre, costumeiramente, com incêndios de grande proporção e, muitas vezes, a escassez de profissionais para debelar as chamas”, salienta o gestor da Bracell.
Sobre a Bracell
A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e especial, se destaca por sua expertise no cultivo sustentável do eucalipto, que é a base para a produção de matéria-prima essencial na fabricação de celulose de alta qualidade. Atualmente, a multinacional conta com mais de 11 mil colaboradores e duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.bracell.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário