Empreendedoras baianas aproveitam Expo Favela para ampliar conhecimento e trocar experiência - INHAMBUPE NOTÍCIAS

Última

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Empreendedoras baianas aproveitam Expo Favela para ampliar conhecimento e trocar experiência


Valcineide e Jivania representaram os projetos Farmácia Verde e Fábrica de Fardamentos, respectivamente; ambos são apoiados pela Bracell na Bahia

 


Jivania e Valcineide na Expo Favela / Foto: Acervo Bracell  

 

Moradora de uma comunidade quilombola de Alagoinhas, Valcineide Santana foi uma das empreendedoras baianas participantes da Expo Favela, evento que reuniu, em São Paulo, comunidades de todas as partes do Brasil. Durante o encontro, ela pôde apresentar os produtos da Farmácia Verde, projeto desenvolvido no Cangula com o apoio da Bracell Social, para mais de 30 mil pessoas que circularam no Word Trade Center, neste último fim de semana.

“Foi uma experiência inesquecível poder compartilhar conhecimento e aprender com empreendedores de várias partes do Brasil. Sem dúvida, a Expo Favela fez com que tivéssemos muitas ideias para poder desenvolver com a nossa comunidade”, afirmou ela, acrescentando que a Farmácia Verde, criada em 2017, trabalha com produtos fabricados com base natural, como aromatizantes, velas e sabonetes medicinais. 

Para isso, a iniciativa contou com o apoio da Bracell para desenvolver uma metodologia participativa, teórica e prática, que envolve a capacitação para estudo e aplicação da fitoterapia, contemplando conhecimentos sobre a interação das plantas com o corpo humano, além de orientações para a comercialização.

 

Expo Favela 2022.jpg

Empreendedoras e equipa da Bracell conversam com Preto Zezé, o presidente da Cufa/ Foto: Acervo Bracell

 

Fábrica de Fardamentos

Outra empreendedora baiana presente no evento foi Jivania Costa Santos Barbosa, representante da Cooperativa de Trabalho das Costureiras de Inhambupe e Região (Coopecir), responsável pelo projeto Fábrica de Fardamentos. Ela e Valcineide participaram, dentro da Expo Favela, da Feira Brasil, espaço que funcionou para a comercialização de produtos das comunidades.

“Nossa expectativa foi divulgar a nossa cooperativa, que é formada por mulheres de Inhambupe e região, e, graças ao evento, conseguimos fazer isso ao compartilhar a experiência que desenvolvemos aqui na Bahia. Além disso, pudemos aprender muito. Foi uma oportunidade única e inesquecível”, destacou.

Jivania salientou ainda que a cooperativa, que visa à qualificação para produção de fardamentos e costura em geral, é a única fonte de renda para mulheres que atuam no projeto. A iniciativa é desenvolvida nas dependências da Fazenda Salgado, pertencente à Bracell. A empresa, além do espaço físico, disponibiliza toda a infraestrutura necessária, bem como o apoio técnico e administrativo para as cooperadas. 

De acordo com Mouana Fonseca, gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell, a companhia esteve presente na Expo Favela, a convite da Central Única das Favelas (Cufa BA), e contribuiu com a participação desses grupos produtivos baianos, principalmente na troca conhecimento e experiência com outros empreendedores.

“A Expo Favela foi um momento ímpar para que as empreendedoras apoiadas pela Bracell pudessem compartilhar e aprender com iniciativas de todo o país”, afirmou ela, acrescentando que a elaboração dos programas que compõem o Bracell Social conta com o envolvimento direto dos próprios beneficiários, do poder público e de outros parceiros locais.

“Desta maneira, a companhia aumenta a capacidade de transformação social das iniciativas e estimula o desenvolvimento sustentável de cada um dos programas, como a Fábrica de Fardamentos e a Farmácia Verde, ampliando, desta forma, a geração de renda”, reforça.

 

Sobre a Bracell

 

A empresa, que faz parte do grupo Royal Golden Eagle (RGE), é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial no mundo, com duas operações principais no Brasil - em Camaçari (BA) e em Lençóis Paulista (SP). As atividades e modelos de gestão adotados pela companhia estão totalmente comprometidos com o uso sustentável dos recursos naturais, com o objetivo de criar valor para a comunidade, o país, o clima, o cliente e a empresa, de forma permanente.

 

Sobre a RGE

 

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 25 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here