Entre Rios: Técnica acusa violência obstétrica durante parto em hospital - INHAMBUPE NOTÍCIAS

Última

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Entre Rios: Técnica acusa violência obstétrica durante parto em hospital

Entre Rios: Técnica acusa violência obstétrica durante parto em hospital
Foto: Reprodução / Arquivo Pessoal

Uma técnica de saúde bucal denunciou ter sofrido violência obstétrica em Entre Rios, no Agreste baiano. Segundo reportagem do G1 desta quinta-feira (21), a mulher, identificada como Kaila Conceição, levou o caso à delegacia local que, por sua vez, encaminhou o inquérito sobre o ocorrido ao Ministério Público do Estado (MP-BA). O fato ocorreu em fevereiro do ano passado quando a técnica deu à luz à primeira filha.

 

Mesmo depois de quase 1 ano e 5 meses, ela diz que ainda não carregou e nem mesmo conseguiu amamentar a menina. Moradora do distrito de Subaúma, ela foi regulada para o Hospital Municipal Edgar Santos, de Entre Rios. Kaila Conceição contou que para que a filha Maryna Vitória nascesse, um dos médicos da unidade cortou, sem a autorização dela, o canal entre o ânus e a vagina.

 

A prática consiste em um corte cirúrgico feito na região do períneo feminino com a justificativa de facilitar o período chamado de expulsivo no trabalho de parto. A mulher disse ainda que o médico teria feito a manobra de Kristeller, que pressiona a parte superior do útero para acelerar a saída do bebê, não recomendada pelo Ministério da Saúde.

 

Na ação, a jovem diz que o médico chegou a ficar com o corpo em cima dela. Em nota, o MP-BA declarou que o inquérito policial foi recebido, mas investigações complementares foram solicitadas à Polícia Civil.

 

Ainda segundo informações, a advogada da técnica afirmou que o profissional responsável pelo parto de Kaila Conceição é alvo de um processo ético disciplina do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here