Governo mapeia atuação de grupo que matou indígena na Bahia em sete estados - INHAMBUPE NOTÍCIAS

Última

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Governo mapeia atuação de grupo que matou indígena na Bahia em sete estados

 

O governo recebeu denúncias sobre a atuação do movimento “Invasão Zero”, apontado como responsável pelo conflito armado que resultou na morte de uma liderança Pataxó no sul do Bahia, em pelo menos sete estados.

Um mapeamento do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar confirmou a presença da organização, cujos atos foram comparados aos de milícias privadas, em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal e Pará, além da Bahia.

O “Invasão Zero” diz ter ramificações em 200 cidades coordenadas por 16 núcleos regionais. Em publicações no perfil do movimento no Instagram, há menções ao engajamento em outros estados.

É o caso do Mato Grosso. Um post de agosto passado afirma que uma câmara setorial temática foi instalada no estado. Também há registros com alusão a Espírito Santo, Tocantins e Maranhão.

Fundado em 2023, o grupo é alvo de investigações que apuram seus métodos de atuação. Segundo o Ministério dos Povos Indígenas, cerca de 200 fazendeiros se mobilizaram via WhatsApp para invadir a terra ocupada pelo povo Pataxó Hã Hã Hãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here