Empresa ligada à família de Ronaldo Carletto, ex-aliado de Rui, vence licitação no governo - INHAMBUPE NOTÍCIAS

Última

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Empresa ligada à família de Ronaldo Carletto, ex-aliado de Rui, vence licitação no governo

 por Gabriel Lopes / Francis Juliano

Empresa ligada à família de Ronaldo Carletto, ex-aliado de Rui, vence licitação no governo

Foto: Reprodução / Blog do Rodrigo Ferraz

Vencedora de uma licitação junto ao Governo da Bahia para operação e manutenção de 20 novos ônibus elétricos na região de Salvador (relembre aqui), a Viação Jequié Cidade Sol é administrada pela família de um ex-aliado do governador Rui Costa (PT) e sua tropa: o deputado federal Ronaldo Carletto.

Filiado ao Progressistas, Carletto integrava a base do governo até março deste ano, quando seu partido - comandado pelo vice-governador João Leão - rompeu com Rui e deixou o arco de alianças após quase 14 anos (leia mais aqui). Na ocasião, Leão entregou uma carta de demissão do cargo de secretário estadual de Planejamento, e foi seguido pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, que ocupava a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o o secretário de Recursos Hídricos, Leonardo Góes. Antes da separação, o deputado chegou a ser cotado, inclusive, para ocupar a vaga de vice na chapa governista que busca manter a hegemonia no Estado.

Com o rompimento, o PP correu direto para os braços do ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo nas eleições deste ano, ACM Neto (União Brasil). Carletto, inclusive, já foi indicado como suplente de Cacá Leão (PP) na disputa pelo Senado na chapa Neto.

Nesta quinta-feira (14), o Bahia Notícias mostrou que o resultado do processo licitatório que sagrou a Cidade Sol como vencedora foi publicado pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia, a Agerba, no Diário Oficial do Estado (DOE).

Conforme publicado, a Cidade Sol foi contratada para a prestação do serviço de ônibus elétricos, integrantes do Projeto Piloto que visa a mudança da matriz energética de alimentação dos sistemas de transporte público coletivo, contribuindo para minimizar a emissão de poluentes na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Na licitação, o valor unitário do custo quilométrico foi arrematado por R$ 4,5504 apresentado na contraproposta e o valor global estimado do contrato é de R$ 16.381.440. O critério de julgamento foi o menor valor unitário do custo quilométrico.

Desde 1999, a Cidade Sol foi adquirida pelo Grupo Brasileiro, que originou-se a partir de Aluyr Tassizo Carletto - pai de Ronaldo Carletto - até então madeireiro, que veio do Espírito Santo para a cidade de Guaratinga. Atualmente, a empresa Brasileiro, que segue sob a gestão da família Carletto, mantém núcleos de operação em Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Teixeira de Freitas e Veracel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Responsive Ads Here